Amamentação Materna: Mitos e verdades

Partilhe:
Amamentação Materna: Mitos e verdades

O leite materno é o melhor alimento que se pode oferecer a um recém-nascido, uma vez que contém os nutrientes e sais minerais que este precisa para o seu desenvolvimento. Não é por acaso que o fator que mais contribui para a redução da mortalidade infantil é a amamentação materna. No entanto, ainda continuam a surgir várias questões em torno deste assunto. Neste artigo damos conta dos principais benefícios do aleitamento na saúde da mãe e principalmente do bebé e desmistificamos alguns mitos e preconceitos.

Amamentação Materna e os seus benefícios

A amamentação materna é uma das experiências mais enriquecedoras na vida de uma mulher. Mais do que alimentar, este ato contribui para o fortalecimento dos laços afetivos entre a mãe e o bebé. É sem dúvida uma das maiores demonstrações de amor e carinho que o ser humano pode dar e receber.

Segundo os especialistas, o leite materno é o alimento mais rico que o bebé pode ingerir. Para além de ter a quantidade certa de nutrientes, é composto por anticorpos que reduzem a incidência e/ou gravidade de múltiplas infeções e protegem a longo prazo contra doenças, alergias e obesidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a amamentação materna, em exclusivo, pelo menos nos primeiros seis meses de vida. É nesta fase que o leite materno assume especial importância na saúde do recém-nascido. Após a introdução de outros alimentos, o leite materno deve continuar a fazer parte da alimentação da criança pelo menos até aos dois anos.

A amamentação materna também traz inúmeros benefícios para o organismo da mãe. Para além de acelerar a recuperação pós-parto, favorece o retorno do útero ao tamanho normal e diminui o risco de cancro da mama pós-menopausa, cancro do ovário, osteoporose, doenças cardíacas, entre outras.

As mamãs e futuras mamãs devem ter cuidados acrescidos com o seu corpo a fim de evitarem o aparecimento de estrias durante e após a gravidez e a desidratação da pele. Atualmente já existem inúmeras soluções no mercado que ajudam a restaurar a firmeza e elasticidade da pele, previnem e atenuam as estrias e protegem a pele do mamilo durante o período de amamentação. A baixo pode encontrar produtos indicados para cada uma destas situações.

Mitos e verdades

1- Depois dos dois anos, o leite materno deixa de trazer benefícios para o bebé

MITO: Existem várias evidências que comprovam o valor do leite materno em crianças com mais de dois anos. Para além de manter o vínculo entre a mãe e o bebé, contém vitaminas, sais minerais, nutrientes e proteínas que contribuem para o desenvolvimento saudável da criança.

2- O desmame deve ser feito de forma natural, gradual e planeada

VERDADE: O desmame ao ser feito de uma forma natural e gradual vai fazer com que a criança deixe, por si só,  de querer ser amamentada. Esta situação acontece normalmente entre os dois e os quatro anos. Menor interesse nas mamadas ou a aceitação de outro tipo de alimentos são dois dos sinais que evidenciam a vontade da criança em deixar o aleitamento materno.

3- O stress e a ansiedade prejudicam a produção de leite

VERDADE: A produção de leite materno está dependente de duas hormonas, a prolactina e a ocitocina. A última é muito condicionada por fatores emocionais. No entanto, a produção de leite é normalizada quando a mulher volta ao seu estado normal.

4- O leite materno pode ser fraco

MITO: Não há leite fraco. O leite da mãe tem todas as qualidades para nutrir o bebé. O aleitamento é mais do que um alimento, é uma nutrição. Pode ser considerada a primeira forma de vacina uma vez que protege estes bebés de infeções ou doenças.

5- O leite materno acaba

MITO: Enquanto houver estimulação por parte do bebé, a mãe continua a produzir leite.

Partilhe:

Blog

Colesterol Alto – Sintomas, Causas e Como Identificar Precocemente

Saúde Geral 29 de Junho de 2025

Introdução O colesterol alto é um dos maiores factores de risco para doenças cardiovasculares – e, o mais alarmante, é que muitas pessoas vivem com ele sem saber. Por ser uma condição silenciosa, o colesterol elevado pode passar despercebido durante anos, até surgir uma complicação grave como um enfarte ou AVC. Neste artigo, vamos explicar […]

Ler Mais

Exercício Físico no Verão: Precauções e Benefícios

Saúde Geral 23 de Junho de 2025

Com os dias mais longos e solarengos, o verão convida a mexer o corpo. Mas será que treinar com calor intenso é seguro? A resposta é sim — desde que saibas como te proteger. Por que praticar exercício no verão? Mesmo com o calor, manter-se ativo no verão traz vários benefícios: Aproveita para caminhar, nadar […]

Ler Mais
Cetirizina – Alívio Eficaz das Alergias Sazonais e Cutâneas

Cetirizina – Alívio Eficaz das Alergias Sazonais e Cutâneas

Anti-Envelhecimento 19 de Junho de 2025

A cetirizina é um dos medicamentos antialérgicos mais utilizados em Portugal para o tratamento de sintomas de alergias sazonais, rinite alérgica e urticária. Pertencente à classe dos antihistamínicos de segunda geração, a cetirizina destaca-se pela sua ação rápida, duradoura e com menor risco de sonolência em comparação com medicamentos mais antigos. Para que serve a […]

Ler Mais