Deficiência de selénio em Portugal

Partilhe:
Deficiência de selénio em Portugal

O selénio é um oligoelemento essencial que contribui para a manutenção da saúde cardiovascular, para um sistema imunitário saudável e uma boa função reprodutora. Além disso, protege as células contra moléculas nocivas, conhecidas por radicais livres. Apesar do seu papel no nosso bem-estar, não o consumimos na dose diária recomendada, pois os próprios solos carecem dele.


De acordo com um estudo conduzido por uma investigadora portuguesa, Catarina Galinha, os solos agrícolas em Portugal, tal como em muitos outros países da Europa, são relativamente pobres em selénio. Desta forma, se o solo é deficiente em selénio, e se nada for adicionado, as culturas agrícolas produzidas serão também elas deficientes em selénio.

Este cenário é contrastante com os Estados Unidos da América, onde a população obtém selénio suficiente através da alimentação. Estudos mostram que uma ingestão diária de 100 µg é adequada, contudo a maioria da Europa consume cerca de metade dessa dose.

Sinais da falta de selénio

De um modo geral, a deficiência em selénio afecta o sistema imunitário, e ficamos, por isso, mais predispostos a doenças. Alguns sinais desta deficiência poderão ser fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas, infertilidade e/ou problemas cardíacos.

Vegetariados e dietas sem glúten podem ter especial deficiência de selénio

Sendo o peixe e a carne algumas das fontes de selénio, as pessoas que não incluam na sua dieta estes alimentos são potencialmente mais predispostas à deficiência deste micronutriente. Os intolerante aos glúten ao não ingerirem cereais, deixam de parte também uma importante fonte de selénio. De forma a encontrar alternativas para a sua dieta alimentar, o ideal será consultarem um nutricionista. Mas, por exemplo, a inclusão das castanhas-do-brasil, que são ricas em selénio (em média, duas castanhas-do-brasil fornecem 53 microgramas deste micronutriente) ou de um suplemento alimentar poderá também ser uma opção para complementar as suas dietas.

Como escolher o suplemento de selénio ideal

Dada a importância que o selénio tem na saúde, com um suplemento alimentar é possível atingir a dose diária recomendada de selénio com mais facilidade. O selénio orgânico, como a levedura enriquecida em selénio é uma forma mais biodisponivel e, por isso, muito melhor absorvido pelo organismo.

Tendo em conta que o zinco também tem um papel importante na manutenção do cabelo, unhas, pele, visão e ossos saudáveis, e na protecção das células contra o stress oxidativo, causado pelos radicais livres, seria útil juntar assegurar uma ingestão diária destes minerais (selénio e zinco).

 

Partilhe:

Blog

Intoxicação Alimentar: O Que Fazer para Recuperar Rápido e Naturalmente?

Gastrointestinal 20 de Janeiro de 2025

A intoxicação alimentar é uma experiência desagradável que resulta da ingestão de alimentos contaminados por organismos infeciosos. Apesar de ser comum, muitas pessoas não sabem como identificar os sinais precoces, tratar os sintomas e evitar complicações. Aqui, exploramos soluções eficazes e naturais disponíveis na PharmaScalabis para apoiar a sua recuperação. Causas Comuns de Intoxicação Alimentar […]

Ler Mais

Desparasitar o Gato: Um Cuidado Essencial que Pode Surpreendê-lo!

Veterinária 20 de Janeiro de 2025

Ter um gato em casa é sinónimo de alegria e companhia, mas também exige responsabilidade. Um dos cuidados essenciais para garantir a saúde do seu animal e de toda a família é a desparasitação. Os parasitas internos e externos representam uma dupla ameaça: podem afetar diretamente a saúde do gato e, em alguns casos, ser […]

Ler Mais

“Prebióticos e Probióticos: Semelhanças, Diferenças e Benefícios”

Suplementos 19 de Janeiro de 2025

A saúde intestinal é muito mais do que digestão. O intestino é conhecido como o “segundo cérebro” do nosso corpo, desempenhando um papel essencial na imunidade e no bem-estar geral. No entanto, muitos fatores como dieta desequilibrada, stress e consumo de antibióticos podem desequilibrar a flora intestinal. É aqui que os prebióticos e probióticos entram […]

Ler Mais